top of page
  • Site Medium, autor Nassim Nicholas Taleb

"A vida real é tomada de risco"


Vida na máquina de simulação

Há muitas maneiras de convencer com um icepick - Conselhos de bispos bismicos Theosis - Why Trump vai ganhar

Uma vez, sentei um jantar em uma grande mesa redonda em frente a um amigo cortês chamado David. O anfitrião era um físico, Edgar C., que estava honrando um autor, um ex-secretário do grande Borges, então, com exceção do David, todos estavam vestidos como pessoas que liam Borges. Quanto a David, ele estava vestido como alguém que não sabia que as pessoas que liam, entre outros autores, Borges, precisavam se vestir de uma certa maneira quando se reuniam. Em algum momento durante o jantar, ele inesperadamente puxou uma picareta de gelo e passou por sua mão. Eu não tinha idéia do que o sujeito fazia para viver - não sabia que Edgar estava na magia como um hobby lateral. Descobriu-se que David era um mágico (o nome dele é David Blaine), e que ele era muito famoso.

Eu sabia muito pouco sobre os magos, assumi que era tudo sobre ilusões ópticas - o problema inverso central que mencionamos no Capítulo 1, que torna mais fácil o engenheiro do que o engenheiro reverso. Mas algo me pareceu no final da festa. Davi estava de pé junto ao casaco usando um lenço para nos tirar gotas de sangue que saíam da mão dele.

Então, o sujeito estava realmente fazendo um pedaço de gelo passar por sua mão - com todos os riscos que isso implicava. De repente, tornou-se outra pessoa nos meus olhos. Ele agora era real. Ele correu riscos. Ele tinha pele no jogo.

Eu me encontrei com ele novamente alguns meses depois e, enquanto tentava apertá-la, percebi uma cicatriz onde o copo de gelo saiu da mão.

Bicker Like Bishops

Isso me permitiu finalmente descobrir esse negócio da Trindade. A religião cristã, em toda a região de Chalcedon, Nicea, e outros conselhos ecumênicos e vários sínodos de bispos argumentativos, continuaram insistindo na dupla natureza de Jesus Cristo. Seria teologicamente mais simples se Deus fosse deus e Jesus fosse homem, assim como outro profeta, a forma como o Islã o vê, ou a forma como o judaísmo vê Abraão. Mas não, ele tinha que ser homem e deus; A dualidade é tão central que continuou voltando, apesar de todo tipo de refinamento: se a dualidade permitiu o compartilhamento da mesma substância (Ortodoxia), o mesmo (Monothelites), a mesma natureza (Monophysites). A trindade é o que fez com que outros monoteístas vislumbrassem vestígios de politeísmo na religião cristã e causaram a decapitação de muitos cristãos que caíram nas mãos do Estado Islâmico (ISIS).

Parece que os fundadores da igreja realmente queriam que o Cristo tivesse pele no jogo; ele realmente sofreu na cruz, se sacrificou e experimentou a morte. Ele era um tomador de risco. Mais importante para a nossa história, ele se sacrificou por causa dos outros . Um deus não pode ter tal pele no jogo de tal maneira, não pode realmente sofrer (ou, se ele fizer isso, tal redefinição de um deus injetado com uma natureza humana apoiaria nosso argumento). Um deus que realmente não sofreu na cruz seria como um mago que realizou uma ilusão, e não alguém que realmente sangrou depois de deslizar um pedaço de gelo entre os seus ossos do carpo.

A Igreja Ortodoxa vai além, fazendo com que o lado humano flua para cima, em vez de para baixo. O bispo do século IV, Atanásio de Alexandria, escreveu: "Jesus Cristo estava encarnado para que pudéssemos ser feitos de Deus" [1] (ênfase minha). É o caráter muito humano de Jesus que pode nos permitir que os mortais acessem Deus e se fundam com ele, se tornem parte dele, a fim de participar do divino. Essa fusão se chama theosis . A natureza humana de Cristo torna possível o divino para todos nós. [2]

O Matrix

Os filósofos, ao contrário dos bispos igualmente argumentativos, mas muito mais sofisticados, não entendem a sua experiência com a máquina . A máquina é a seguinte. Simplesmente, você se senta em um aparelho e um técnico conecta alguns cabos ao seu cérebro, após o qual você passa por uma "experiência". Você sente exatamente como se um evento acontecesse, exceto que tudo aconteceu na realidade virtual; Era tudo mental nunca físico. Infelizmente, essa experiência nunca estará na mesma categoria que o real - apenas um filósofo acadêmico modernista que nunca correu em risco pode acreditar nonsense. Por quê?

Porque, para repetir, a vida é sacrifício e risco, e nada que não implique uma quantidade moderada do primeiro, sob a restrição de satisfazer o último, é próximo do que podemos chamar de vida. Se você não assumir um risco de danos reais, reversíveis ou mesmo irreversíveis, de uma aventura, não é uma aventura.

Nosso argumento - que o real exige perigo - pode levar a sutilezas sobre o problema mente-corpo, mas não diga ao seu filósofo local.

Agora pode-se argumentar: uma vez dentro da máquina, você pode acreditar que você tem pele no jogo e experimentar as dores e as consequências como se estivesse vivendo o dano real. Mas isso já está dentro , não fora e não há risco de danos irreversíveis, essas coisas que se prolongam e fazem com que o tempo flua em uma direção e não na outra. A razão de um sonho não é a realidade é que quando de repente você acorda de cair de um arranha-céu chinês, a vida continua e não há barreira absorvente , o nome matemático para esse estado irreversível que discutiremos extensivamente no Capítulo x.

Em seguida, considere os benefícios de sinalização de falhas abertas.

O Donald

Tenho a tendência de assistir a televisão com o som apagado. Quando vi a Donald Trump na posição prévia republicana ao lado de outros candidatos, fiquei certo de que ele iria ganhar essa etapa do processo, não importa o que ele dissesse ou fizesse. Na verdade, era porque ele tinha deficiências visíveis, muito visíveis. Por quê? Porque ele era real e o público - composto de pessoas que costumam correr riscos, e não os analistas sem risco que discutiremos no próximo capítulo - votariam em qualquer momento para alguém que realmente sangrou depois de colocar um pedaço de gelo na mão do que alguém que não o fez. Ou Trump era um ator tão grande que ele deveria estar se apresentando em tragédias gregas. Argumentos de que Trump era um empreendedor falido, mesmo que verdadeiro, realmente apoia o argumento: você preferiria ter uma pessoa real fracassada do que bem sucedida, pois as imperfeições, as cicatrizes e as falhas de caráter aumentam a distância entre um humano e um fantasma. .

[1] Α ὐτὸς γὰρ ἐνηνθρώπησεν, ἵνα ἡμεῖς θεοποιηθῶμεν.

[2] "O Filho de Deus compartilha nossa natureza para que possamos compartilhar o Seu; como Ele nos tem nEle, então nós o temos em nós "Chrisostom

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page