top of page
  • Foto do escritorRodrigo Ghiggi

O que é Bitcoin? Nocões bem básicas.


Bitcoin é uma forma de moeda digital, criada e realizada eletronicamente. Ninguém o controla. Os Bitcoins não são impressos, como dólares ou euros - são produzidos por pessoas e cada vez mais empresas, executando computadores em todo o mundo, usando um software que resolve problemas matemáticos.

É o primeiro exemplo de uma crescente categoria de dinheiro conhecida como cryptocurrency.

O que o torna diferente das moedas normais?

Bitcoin pode ser usado para comprar coisas eletronicamente. Nesse sentido, é como dólares convencionais, euros ou ienes, que também são comercializados digitalmente.

No entanto, a característica mais importante do bitcoin, e a coisa que a torna diferente do dinheiro convencional, é que é descentralizada . Nenhuma instituição controla a rede bitcoin. Isso coloca algumas pessoas à vontade, porque significa que um grande banco não pode controlar seu dinheiro.

Quem criou?

Um desenvolvedor de software chamado Satoshi Nakamoto propôs bitcoin, que era um sistema de pagamento eletrônico baseado em provas matemáticas. A idéia era produzir uma moeda independente de qualquer autoridade central, transferível eletronicamente, mais ou menos instantaneamente, com taxas de transação muito baixas.

Quem a imprime?

Ninguém. Esta moeda não é fisicamente impressa nas sombras por um banco central, inexplicável para a população e fazendo suas próprias regras. Esses bancos podem simplesmente produzir mais dinheiro para cobrir a dívida nacional, desvalorizando sua moeda.

Em vez disso, bitcoin é criado digitalmente, por uma comunidade de pessoas que qualquer um pode participar. Bitcoins são " minados" , usando o poder de computação em uma rede distribuída.

Esta rede também processa transações feitas com a moeda virtual, efetivamente tornando bitcoin sua própria rede de pagamentos.

Então, você não pode produzir bitcoins ilimitados?

Está certo. O protocolo bitcoin - as regras que fazem bitcoin funcionar - dizem que apenas 21 milhões de bitcoins podem ser criados por mineiros. No entanto, essas moedas podem ser divididas em partes menores (a menor quantidade divisível é cem mil milhões de bitcoins e é chamada de "Satoshi", após o fundador da bitcoína ).

Sobre o qual é bitcoin?

A moeda convencional baseou-se em ouro ou prata. Teoricamente, você sabia que, se você entregasse um dólar no banco, você poderia obter algum ouro de volta (embora isso realmente não funcionasse na prática). Mas bitcoin não é baseado em ouro; É baseado em matemática .

Em todo o mundo, as pessoas estão usando programas de software que seguem uma fórmula matemática para produzir bitcoins. A fórmula matemática está livremente disponível, para que qualquer pessoa possa verificá-la.

O software também é de código aberto, o que significa que qualquer um pode olhar para isso para garantir que ele faça o que é suposto.

Quais são as suas características?

A Bitcoin tem várias características importantes que o separam das moedas apoiadas pelo governo.

1. É descentralizado

A rede bitcoin não é controlada por uma autoridade central. Toda máquina que mina bitcoin e processa transações faz parte da rede e as máquinas trabalham juntas. Isso significa que, em teoria, uma autoridade central não pode mexer com a política monetária e causar uma fusão - ou simplesmente decidir tirar os bitcoins das pessoas, como o Banco Central Europeu decidiu fazer em Chipre no início de 2013. E se alguns parte da rede fica offline por algum motivo, o dinheiro continua fluindo.

2. É fácil de configurar

Bancos convencionais fazem você saltar através de aros simplesmente para abrir uma conta bancária. A criação de contas comerciais para o pagamento é outra tarefa kafkisca, assolada pela burocracia. No entanto, você pode configurar um endereço de bitcoin em segundos, sem perguntas e sem taxas a pagar.

3. É anônimo

Bem, tipo isso. Os usuários podem armazenar vários endereços de bitcoin e não estão vinculados a nomes, endereços ou outras informações de identificação pessoal. Contudo…

4. É completamente transparente

... bitcoin armazena detalhes de cada transação que já aconteceu na rede em uma enorme versão de um livro geral, chamado de cadeia de blocos . O bloco liga a todos.

Se você tem um endereço de bitcoin de uso público, qualquer um pode dizer quantos bitcoins estão armazenados nesse endereço. Eles simplesmente não sabem que é seu.

Há medidas que as pessoas podem tomar para tornar suas atividades mais opacas na rede bitcoin, no entanto, como não usar os mesmos endereços bitcoin de forma consistente e não transferir muito bitcoin para um único endereço.

5. As taxas de transação são minúsculas

Seu banco pode cobrar uma taxa de £ 10 por transferências internacionais. Bitcoin não.

6. É rápido

Você pode enviar dinheiro em qualquer lugar e chegará minutos depois, assim que a rede bitcoin processar o pagamento.

7. Não é repudiable

Quando seus bitcoins são enviados, não há como recuperá-los, a menos que o destinatário os devolva. Eles se foram para sempre.

Então, bitcoin tem muito por isso, em teoria. Mas, como funciona, na prática? Leia mais para descobrir como bitcoins são minados , o que acontece quando ocorre uma transação bitcoin e como a rede faz o controle de tudo.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page