top of page
  • Sie Medium, autor Nassim Nicholas Taleb

Podemos errar, mas estamos no caminho certo, afirma Taleb sobre o BITCOIN


Nós estamos, enquanto escrevo essas linhas, testemunhando uma revolta total contra alguma classe de especialistas, em domínios que são muito difíceis de entender, como a realidade macroeconômica e em que não só o especialista não é um especialista, mas ele não sabe disso. Que os anteriores chefes da Reserva Federal, Greenspan e Bernanke, tivessem pouca compreensão da realidade empírica é algo que descobrimos um pouco tarde demais: uma macro pode ser mais longa que o microBS, e é por isso que precisamos ter cuidado com quem dotar de decisões de macro centralizadas.

O que piora é que todos os bancos centrais operaram sob o mesmo modelo, tornando-se uma monocultura perfeita.

No domínio complexo, a experiência não se concentra: sob a realidade orgânica, as coisas funcionam de forma distribuída, como Hayek demonstrou de forma convincente. Mas Hayek usou a noção de conhecimento distribuído . Bem, parece que nem precisamos desse conhecimento chamado de conhecimento para que as coisas funcionem bem. Nem precisamos de racionalidade individual. Tudo o que precisamos é da estrutura.

Isso não significa que todos os participantes tenham uma partilha democrática de decisões. Um participante motivado pode mover desproporcionalmente a agulha (o que eu estudei como a assimetria da regra minoritária ). Mas cada participante tem a opção de ser esse jogador.

De alguma forma, sob a transformação da escala, surge um efeito milagroso: os mercados racionais não exigem que nenhum comerciante individual seja racional. Na verdade, eles funcionam bem sob zero inteligência - uma multidão de inteligência zero, sob o design certo, funciona melhor do que uma gestão de estilo soviético composta por seres humanos altamente inteligentes.

É por isso que o Bitcoin é uma excelente ideia. Ele cumpre as necessidades do sistema complexo, não porque seja uma cryptocurrency, mas precisamente porque não tem proprietário, nenhuma autoridade que pode decidir sobre o destino. É propriedade da multidão, seus usuários. E agora tem um histórico de vários anos, o suficiente para que ele seja um animal por direito próprio.

Para outras criptografia competir, eles precisam ter uma propriedade Hayekian.

Bitcoin é uma moeda sem um governo. Mas, pode-se perguntar, não temos ouro, prata e outros metais, outra classe de moedas sem um governo? Não é bem. Quando você troca ouro, você troca "loco" Hong Kong e acaba recebendo uma reivindicação sobre um estoque lá, o que você precisará se mudar para Nova Jersey. Os bancos controlam o jogo de custódia e os bancos de controle dos governos (ou, em vez disso, banqueiros e funcionários do governo são, para serem educados, apertados juntos). Então, Bitcoin tem uma enorme vantagem em relação ao ouro nas transações: o apuramento não requer um custodiante específico. Nenhum governo pode controlar o código que você tem na sua cabeça.

Finalmente, o Bitcoin passará por covardes (soluços). Pode falhar; mas então será facilmente reinventado, pois agora sabemos como funciona. Em seu estado atual, pode não ser conveniente para as transações, não é bom o suficiente para comprar seu expresso macchiato descafeinado na sua cadeia de café local de sinalização de virtude. Pode ser muito volátil para ser uma moeda, por enquanto. Mas é a primeira moeda orgânica.

Mas a mera existência é uma apólice de seguro que lembrará aos governos que o último estabelecimento de objeto poderia controlar, ou seja, a moeda, não é mais o seu monopólio. Isso nos dá, a multidão, uma apólice de seguro contra um futuro orwelliano.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page